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Frases de endomarketing

Motivar, engajar, reter: inspire-se nestas frases e citações para entender por que é tão importante cuidar de como as pessoas se sentem no trabalho.

“Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.”
(Nelson Mandela)

Lançar mão dos diversos canais de comunicação é fundamental para encontrar as melhores estratégias e sensibilizar o público interno. Pode-se utilizar o humor, por exemplo, para envolver as equipes mais jovens e dar leveza à mensagem. O importante é que o funcionário esteja representado na estratégia, o que só é possível quando se conhece a realidade, percepções e preferências do grupo. Procure sempre entender os motivos de sucesso ou fracasso das ações implementadas.

“Ao lidar com pessoas, lembre-se de que você não está lidando com seres lógicos, e sim com seres emocionais.”
(Dale Carnegie)

Não existe uma ciência exata quando se trata de lidar com pessoas. Por vezes, uma ação atinge um resultado negativo inesperado no planejamento. Do mesmo modo, uma estratégia simples e sem muito esforço pode ser percebida com muito entusiasmo pelos funcionários. A melhor maneira de calcular o nível de satisfação também é conhecer sistematicamente o perfil do público interno. Figurativamente, atender às expectativas do cliente interno é como cozinhar: a dosagem correta do tempero vai se aperfeiçoando com o tempo.

“Cuide de seus funcionários do jeito que gostaria que eles tratassem seus clientes.”
(Stephen Covey)

Não adianta investir em treinamento para atendimento ao cliente, pregar a cortesia e eficiência se os funcionários não tiverem a mesma importância para a empresa. A área de gestão de pessoas também tem seus concorrentes, que são os recrutadores de outras empresas, esperando para roubar os talentos que você desenvolveu. Por isso, seja eficiente nos subsistemas de RH para fidelizar o seu funcionário. Este cuidado certamente servirá de inspiração para quem lida com os clientes.

“Estudos mostram que um local de trabalho confiante aumenta o nível de felicidade, empenho com o trabalho, produtividade e engajamento dos funcionários. A confiança também promove um ambiente que incentiva a comunicação aberta e estimula as pessoas a compartilharem suas ideias.”
(Arthur Miller)

A confiança está relacionada à transparência. Mesmo quando a empresa não está em sua saúde financeira plena, quando as pessoas são envolvidas neste momento, elas tendem a se dedicar ainda mais. Ao contrário, quando há apenas especulações sobre o futuro da organização, o clima de incerteza impacta negativamente na produtividade. É preciso também haver abertura para quem pensa diferente da cultura mais forte. Isso não deve ser confundido com instituir uma democracia, mas sim estabelecer uma política onde todas as ideias são consideradas, já que nem sempre a melhor visão é de quem está no topo. Canais como “Fale com o presidente” cumprem esse papel.

“Você pode ter a melhor estratégia e a melhor estrutura do mundo, mas se você não tiver os corações e mentes das pessoas que trabalham com você, nada disso torna-se real.”
(Rennee West)

Um bom caminho para ganhar o comprometimento da equipe é envolvê-los numa causa. Que mudança seu negócio provoca na vida das pessoas? Seus funcionários devem estar sensibilizados de que o produto final e como ele impacta a sociedade, compreendendo que este processo é mérito de cada um. Este sentimento de orgulho e pertencimento move muito mais do que recompensas financeiras.

Rodrigo Aguiar

Profissional formado em Marketing e fundador do site "Ideias de Endomarketing". Com mais de 10 anos de experiência em liderança e endomarketing, minha missão é inspirar pessoas. Acredito que o endomarketing eficaz é essencial para fortalecer laços, impulsionar o engajamento da equipe e alcançar resultados excepcionais.
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