Endomarketing

Vamos falar de endomarketing?

Na década de 70, quando surge a crise do capitalismo no mundo, surge o endomarketing. Isso em paralelo aos estudos sobre a qualidade de vida do trabalho- QTV.

No Brasil o endomarketing passa a ter destaque nos ano 90, tendo como pioneiro Saul Faingaus Bekin que se preocupava com ações gerenciais para o público interno de empresas, instituições ou o terceiro setor com foco na responsabilidade comunitária e ambiental.

Os profissionais de endomarketing precisam ter um olhar diferenciado para a empresa, reconhecendo o papel dos funcionários como um mediador entre a empresa e o cliente. Não é a toa que afirmamos que o maior patrimônio de uma empresa é o seu público interno.

Segundo pesquisa divulgada pela revista Época Negócios (2016), o Brasil é o 2º país no mundo com maior taxa de estresse no trabalho. E a depressão é a 3ª maior causa de afastamento. Esses dados são alarmantes e precisam de uma intervenção rápida dos setores de endomarketing e comunicação interna.

Precisamos lembrar que somos seres biopsicossociais e as equipes devem pensar em ações que contemplem as esferas biológica, social, psicológica e organizacional. O que vemos hoje em muitas empresas são ações isoladas, a falta de conhecimento sobre o assunto, a falta de planejamento, a falta de apoio e a falta de engajamento dos funcionários.

Claro que não podemos passar uma receita pronta de como atuar, pois cada empresa tem sua vida própria, seus conflitos e universos.Porém, podemos dar um suporte para que esse processo seja feito de maneira suave e eficaz, trazendo resultados para as empresas e felicidade para os funcionários.

Afinal, funcionário feliz rende mais, e veste a camisa do projeto da empresa. Esse é o ponto! Agir de forma alinhada com as suas políticas, missão e valores. Os funcionários precisam estar engajados espontaneamente por acreditarem na empresa aonde dedicam boa parte do seu dia.

Nós do Ideias de Endomarketing contamos com soluções e ações que podem ajudar as equipes a cuidar de tudo.Desde o planejamento até a execução das ações. Nós prezamos por quatro pilares de trabalho: o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser.

Ficou curioso? Que tal conversarmos sobre o assunto. Entre em contato e conheça as nossas soluções para os setores de endomarketing e comunicação interna.

Design por: Wiu Medeiros

Referências

COSTA, L. B. Qualidade de Vida no Trabalho em profissionais de enfermagem: um estudo de caso
[trabalho de conclusão de curso]. Rio de Janeiro, RJ: Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro
de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia (IP/UERJ); 2017.

COSTA, L. B. Material de Apoio: Endomarketing de Sucesso. Rio de Janeiro; 2017

Continue lendo

NOELLY SILVEIRA

Jornalista com especialização em Gestão Pública Municipal e Gestão Cultural, servidora pública, produtora cultural e empreendedora . Atua há 12 anos como Assessora de Comunicação e ama não só fazer comunicação, como escrever sobre esse tema.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close