Endomarketing

Vamos falar de “Boas-Vindas”

Como é bom ser bem recebido quando chegamos em algum lugar, não é mesmo? Principalmente se for no local onde passaremos a maior parte do nosso dia.

E se a primeira impressão é a que fica, imagine como algumas empresas são vistas por seus funcionários apenas por não terem sido bem recepcionados?

O programa de boas-vindas corporativo existe para isso e deve ser elaborado cuidadosamente para ir além de uma recepção amigável. É importante sim que ele aconteça de uma forma descontraída, eliminando a ansiedade do primeiro dia, mas também é necessário deixar claro o que se faz ali e qual será a contribuição do colaborador para os resultados finais.

Algumas empresas realizam esse momento como um treinamento, metódico e algumas vezes até frio. Mas o que você acha de fazer diferente? Essa é a hora perfeita para iniciar aquele bom relacionamento de que falamos no artigo anterior, por isso envolver os Gestores será fundamental.  

O Líder tem papel importante na vida profissional de seus liderados e deve estar presente desde o momento da chegada. Mesmo que seja com uma simples conversa individual apenas para deixá-lo mais à vontade antes de conhecer melhor a empresa, a equipe ou as atividades que serão exercidas.  

A grande questão levantada pelos profissionais de Endomarketing ou de outras áreas responsáveis por essa ação é: Como elaborar esse programa em tempos de redução de custo? 

Primeiramente, deve-se ter a consciência de que a proposta não é fazer um grande show, mas sim trazer o orgulho de pertencimento desde o primeiro contato. Afinal de contas, essa é a visão inicial que o recém-chegado vai ter da empresa e ser “abraçado” por ela faz toda a diferença.   

Fazer com que a Gerência compreenda a importância desse momento é um grande passo para este trabalho acontecer. Em seguida devemos lembrar que essa é a oportunidade ideal para moldar o colaborador já no início do contrato. 

"O Boas-vindas não tem que custar caro e nem precisa ser demorado, mas tem que existir!"

Aqui vão algumas sugestões básicas para você planejar esse momento.

1 -  A integração deve ser realizada no primeiro dia ou no máximo na primeira semana.

Jamais permita que ela aconteça depois de semanas ou meses. Acredite, isso influencia drasticamente no engajamento do novo funcionário. 

2 - Pense em como você gostaria de ser recebido.

Chegar em um ambiente onde não se conhece ninguém e ter de ficar isolado tentando entender como funcionam as coisas por ali, pode ser uma experiência traumática que só faz com que o colaborador crie uma certa resistência e até antipatia pela empresa. Portanto, faça o possível para que ele se sinta à vontade.

3 - Deixe claro as informações básicas sobre a empresa.

O que ela faz, porque e para quem faz, quais os fluxos de trabalho, sua cultura, o que esperam desse novo colaborador e principalmente aquelas regrinhas internas exigidas pela Gerência. Tratar esses e outros assuntos logo no início evitam situações desagradáveis e acelera o processo de adaptação.

4 - Proporcione momentos de integração com as demais equipes da empresa.

A rotina nem sempre permite que as pessoas tenham um tempo para saber quem trabalha ao seu lado. Os momentos de integração são ótimos para que ele conheça sua equipe e as histórias da empresa através da visão dos funcionários mais antigos.

Além, disso incentive os demais colaboradores a receberem o recém-chegado de forma alegre e acolhedora.  Isso é importante para começar a desenvolver o orgulho de pertencimento.

5 - Por último, mas não menos importante: Tem que ser divertido!

As pessoas só “vestem a camisa” quando se identificam com ela. Pense nisso ao planejar o seu programa de boas-vindas, permita que o colaborador se apaixone pela empresa e ele terá a mesma visão que você tem para exercer as atividades com dedicação.

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BÁRBARA CARVALHO

Profissional de Endomarketing com MBA em Gestão de Recursos Humanos, apaixonada pela arte de encantar o público interno.

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