Entrevistas

[Série de Entrevistas] Praticando Endomarketing com Thiago Alves Soares

Hoje tem uma super entrevista com o Thiago Alves Soares, Gerente de Marketing Institucional e Endomarketing na TOTVS em São Paulo. Ele é formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-graduado em Gestão de Negócios com ênfase em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM.

Além de contar um pouco sobre a área, ele nos enviou um compilado de 2 ações de Endo que foram realizadas pela equipe.

Está imperdível!

Muito obrigada Thiago, por compartilhar o conteúdo e mostrar as práticas que a TOTVS está fazendo em Comunicação com Empregados.

1- Como foi sua trajetória até chegar na área de endomarketing?

Durante a faculdade de economia, eu comecei a trabalhar em agência de comunicação. Durante este período, tive a oportunidade de trabalhar em alguns projetos voltados à endomarketing de clientes. Após essas primeiras experiências, fiquei encantado com a área, com os desafios e, principalmente, poder trabalhar com gente. Sentia satisfação em ver tantas pessoas mobilizadas por uma mesma causa. Entrei em 2010 na área e hoje lidero um time com 8 TOTVERS.

2- A alta direção da empresa que você trabalha sabe a importância das ações de endomarketing?

Sim, a alta direção da companhia sabe da importância e prioriza das ações voltadas à Cultura e Gente, como as ações de Clima, Engajament0 e Endomarketing. Estamos passando por uma Transformação Digital e um dos pilares dessa jornada é formado por Cultura e Ambiente, movimento no qual a Cultura corporativa foi evoluída e os TOTVERS passaram a atuar em um ambiente dinâmico, com a mudança para a nossa nova sede. Todos estes movimentos tiveram participação direta do time de endomarketing.

3- Qual área da organização é a responsável por realizar o endomarketing? (RH, Comunicação, Marketing)

O endomarketing fica na estrutura de Comunicação e Marketing e as ações de Clima e Engajamento são decididas por um Comitê, formado por Marketing, RH, Facilities e outras áreas da companhia.

4- Há uma integração entre as áreas para realizar ações de endomarketing? Ou as ações são feitas de maneira isolada apenas por uma área?

Há uma integração muito grande entre as áreas. As áreas de Marketing, RH e Facilities, por exemplo, são muito próximas e conduzem os projetos em times multidisciplinares. O maior exemplo disso é o Comitê de Clima e Engajamento, que é formado por estas áreas e outros núcleos da companhia.

5- Conta pra gente um pouco das ações de endomarketing que já foram realizadas e quais as que tiveram mais sucesso.

Acredito que as principais ações de endomarketing do ano foram a divulgação dos três pilares da cultura #SOMOSTOTVERS e o trabalho de mudança para a nova sede da TOTVS. No primeiro, fizemos uma série de ações de divulgação e mobilização dos TOTVERS, como um pré-lançamento para os executivos em um evento em janeiro, intervenções em todas as nossas unidades do Brasil e Mercado Internacional (como painéis e letras-caixas) e a divulgação do filme de lançamento da cultura. Em seguida, começamos o trabalho de divulgação dos comportamentos esperados dos TOTVERS, onde criamos dois personagens (o Conectado e o Desconectado), que vivenciam os comportamentos por meio de tirinhas e filmes.

Já na mudança para a Nova Sede, fizemos um trabalho de divulgação do processo da mudança em três fases: teaser, lançamento e divulgação dos detalhes da mudança de cada área para o novo prédio. Os quase 3 mil TOTVERS impactados com a mudança tiveram contato com toda a evolução da obra, tiveram a oportunidade de conhecer mais por meio de vídeos e também participaram do projeto, com a escolha, por meio de uma ação na nossa rede social corporativa, dos nomes das salas de reunião.

Resumo das duas ações →

6- Quais veículos internos tem na empresa onde você trabalha?

Temos como desafio tornar a nossa comunicação de fácil acesso, com um tom leve e que tenha conteúdos relevantes. Por isso, estruturamos os seguintes canais de comunicação interna:
· Fluig: rede social corporativa;
· TV TOTVER: programa mensal, que reúne todas as pautas da companhia. A TV TOTVER é produzida internamente e é exibida para todas as nossas unidades e franquias no Brasil e Mercado Internacional;
· TOTVS Ligados: newsletter semanal enviada às quartas-feiras, que reúne os conteúdos corporativos e locais para que os TOTVERS estejam antenados nas novidades da companhia;
· Podcast: produzimos, também internamente, um podcast quinzenal, que reúne as principais notícias da companhia.

7- Como você mensura os resultados das ações/campanhas de CI e endomarketing?

Analisamos os seguintes indicadores:
· Taxa de abertura e leitura dos e-mails enviados;
· Taxa de visualizaçõ0es dos vídeos;
· Quanto tempo o TOTVER assiste aos vídeos da TV Corporativa (para analisarmos quais conteúdos são os mais aderentes);
· Quantidade de curtidas ou compartilhamentos de conteúdos em nossa rede social corporativa;
· Quantidade de downloads do podcast TOTVS Ligados.

Além disso, fazemos anualmente uma pesquisa de Clima, onde fazemos algumas perguntas voltadas à Comunicação Interna, onde o TOTVER pode avaliar as ações realizadas e os canais utilizados.

8- Que dicas você daria para os profissionais que querem trabalhar nessa área?

O profissional de Comunicação Interna deve gostar de Gente, ser capaz de fazer uma leitura holística e profunda da organização, para que possa inovar e apoiar as áreas da companhia na divulgação de informações e projetos, além de trabalhar em conjunto com o RH para que os funcionários tenham um alto nível de engajamento e que a Cultura Corporativa seja praticada e difundida.

9- Quais características o profissional de endomarketing tem que ter para trabalhar na área?

Acredito que o profissional de CI deve ser criativo, focado em inovar e buscar soluções viáveis e simples para desafios muitas vezes complexos. Deve também ser proativo e propositivo, se aproximando de áreas clientes e se antecipando à necessidades delas. E o mais importante: deva gostar e ter interesse genuíno em trabalhar com gente, o que o incentivará em uma área que está em constante mudança e que lida com diferentes gerações de pessoas.

10- Deixe uma mensagem para os apaixonados por Comunicação Interna e Endomarketing.

Se você deseja trabalhar ou já trabalha Comunicação Interna, é importante sempre lembrar que a nossa área deve sempre ter foco em pessoas e que o principal objetivo é o sucesso do negócio da companhia. Todas as ações de Engajamento, campanhas comemorativas e outras iniciativas da área devem ter como fio condutor o sucesso e o resultado da empresa. A visão estratégica, planejamento e atitude propositiva farão com que o profissional dessa área tenha sucesso.

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JENIFER FERNANDES

É Relações-Públicas, já trabalhou com Assessoria de Imprensa e trabalha com Relacionamento Digital de grandes marcas. Gosta muito de Comunicação Interna e Endomarketing e quer desbravar essa área atualmente.

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