Entrevistas

[Série de Entrevistas] Praticando Endomarketing com Michele Florêncio

Olá, pessoal! Como vocês estão?

Hoje trouxemos a entrevista diretamente de Manaus da Michele Florêncio, Supervisora de Recursos Humanos da STECK da Amazônia Indústria Elétrica LTDA. 😉

 Ela é formada em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade FAMETRO.

1- Como foi sua trajetória até chegar na área de endomarketing?

Minha trajetória foi se construindo de forma generalista dentro do setor de recursos humanos, a alguns anos atrás o endomarketing não tinha a potência que tem hoje e falávamos apenas em comunicação interna, foi então que há uns 6 anos atrás comecei a fazer parte do comitê de CI da empresa anterior que trabalhava e era responsável pela comunicação da filial, até então minha visão era de que CI só precisava fazer comunicados para fixar nos murais. Como responsável pela área de RH era cobrada constantemente por fazer ações que visasse a satisfação dos colaboradores, e então comecei a pesquisar, estudar sozinha até a madrugada,  participar de grupos, fazer benchmarking em outras empresa  e claro tive  uma referência fantástica da gestora de CI da empresa anterior que trabalhava e que até hoje faz trabalhos impecáveis para o público interno e então quando me vi já estava apaixonada e cada vez mais buscando realizar ações para ENCANTAR O CLIENTE INTERNO!

2- A alta direção da empresa que você trabalha sabe a importância das ações de endomarketing?

Sim, existe apoio e incentivo, o que me dá gás para cada vez mais sugerir ações para o público interno.

 3- Qual área da organização é a responsável por realizar o endomarketing? (RH, Comunicação, Marketing)

 Recursos Humanos.

4- Há uma integração entre as áreas para realizar ações de endomarketing? Ou as ações são feitas de maneira isolada apenas por uma área?

 As ações são feitas pela área de RH, as demais áreas participam com sugestões através do canal “Fale com o RH”.

5- Conta para a gente um pouco das ações de endomarketing que já foram realizadas e quais as que tiveram mais sucesso.

Gosto de várias! O calendário e a criatividade nos faz fazer coisas fantásticas. Porém falando de uma em especial a SEMANA DO AMIGO foi muito gratificante, e como resultado, tivemos caixas com mensagens de amizade espalhada pela fábrica onde os colaboradores retiravam e entregavam a um amigo, mural, espaço para registro de fotos e o destaque foi para o “Vírus do Abraço” foram feitos 10 colares com TAG do vírus do abraço e os responsáveis por espalhar o vírus eram os gestores, a fábrica inteira foi contaminada e depois recebemos alguns depoimentos até de pessoas que estavam sem se falar por desentendimentos do dia a dia e se resolveu com um abraço.

 6- Quais veículos internos tem na empresa onde você trabalha?

 Intranet, quadros de comunicação, TV, cartazes, folder e newsletter.

7- Como você mensura os resultados das ações/campanhas de CI e endomarketing?

Pesquisa de Satisfação.

8- Que dicas você daria para os profissionais que querem trabalhar nessa área?

Se você é criativo e ama encantar as pessoas, mantenha-se firme no seu propósito, estude, pesquise, explore e vem ser feliz.

9- Quais características o profissional de endomarketing tem que ter para trabalhar na área?

Criatividade, mente aberta, engajamento, empatia para ter noção do impacto que vai gerar a ação realizada, pró atividade e muita vontade de fazer acontecer.     

10- Deixe uma mensagem para os apaixonados por Comunicação Interna e Endomarketing.

O mundo muda o tempo inteiro, mantenha-se atualizado, compartilhe ideias, peça opinião, mantenha sua mente viva para criar e inovar sempre.

Cada dia mais somos cobrados em fazer MAIS COM MENOS e é possível fazer ações incríveis gastando pouco ou nada, então não desanimem pois precisamos ser resilientes e entender as prioridades organizacionais mudam o tempo inteiro principalmente quando se tem custo envolvido.

Tags
Continue lendo

JENIFER FERNANDES

É Relações-Públicas, já trabalhou com Assessoria de Imprensa e trabalha com Relacionamento Digital de grandes marcas. Gosta muito de Comunicação Interna e Endomarketing e quer desbravar essa área atualmente.

Artigos relacionados

1 thought on “[Série de Entrevistas] Praticando Endomarketing com Michele Florêncio”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close