Entrevistas

[Série de Entrevistas] Praticando Endomarketing com Juliana de Oliveira – Sodexo On-site

Nossa entrevistada de hoje mora em Porto Alegre e é Coordenadora de Comunicação Interna da Sodexo On-site. Juliana de Oliveira Azeredo Kleber é Bacharel em Relações Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), tem MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Mestrado em Administração pelo Institut d’Administration des Entreprises (IAE de Poitiers).

Boa leitura!  Se você tem sugestões de empresas que gostaria de saber mais sobre a área de Comunicação Interna, deixe abaixo nos comentários!

1- Como foi sua trajetória até chegar na área de endomarketing?

Sempre trabalhei com comunicação. Iniciei a carreira há 15 anos trabalhando como estagiária da área de eventos, e pedi a empresa, que era familiar com média de 50 funcionários, para fazer a parte de comunicação para os colaboradores. Segunda empresa, já como contratada para fazer Assessoria, não completava 100% do meu tempo e também pedi para fazer a parte de endomarketing. A terceira que fui trabalhar já foi destinada a esta função, e nunca mais saí da área.

2- A alta direção da empresa que você trabalha sabe a importância das ações de endomarketing?

Sim, apoia e defende orçamento para tal.

3- Qual área da organização é a responsável por realizar o endomarketing? (RH, Comunicação, Marketing).

Comunicação.

4- Há uma integração entre as áreas para realizar ações de endomarketing? Ou as ações são feitas de maneira isolada apenas por uma área?

Quais áreas? Todas as áreas da empresa? Tentarei responder a questão: ações institucionais são realizadas pela área de Comunicação, que é responsável por um calendário de campanhas, eventos e ações de endomkt. Entretanto, as diferentes áreas internas são responsáveis pelo deployment das ações da pesquisa de engajamento, que ocorre a cada dois anos, e dentro delas há muitas ações de endomkt. Além disso, como a empresa é muito grande e há muitos colaboradores, escritórios e unidades esporadicamente promovem ações de endomkt também, mas a maioria dela sem integração com a área de comunicação institucional.

5- Conta pra gente um pouco das ações de endomarketing que já foram realizadas e quais as que tiveram mais sucesso.

Temos um calendário anual com ações que aproveitam as datas comemorativas, como Páscoa e Dia das Crianças, quando realizamos concursos culturais. Distinção por tempo de Serviço é uma ação reconhecida e respeitada. Prêmios internos relacionados aos valores da empresa. Ações de engajamento como um Dia Livre ou tarde livre de trabalho no verão, comitês internos que requerem participação dos colaboradores, newsletter semanal com notícias, revista com participação de colaboradores e familiares com temática de qualidade de vida, portal interno, reuniões gerenciais com participação de colaboradores (2x ano) etc.

6- Quais veículos internos tem na empresa onde você trabalha?

Newsletter, email mkt, comunicados, informes, portal interno e revista.

7- Como você mensura os resultados das ações/campanhas de CI e endomarketing?

Número de participações, visualizações de email mkt e newsletter, acessos à página no portal interno.

8- Que dicas você daria para os profissionais que querem trabalhar nessa área?

Foco nas pessoas, nas necessidades das pessoas. Ser sempre humano, por mais que as empresas busquem resultados e produtividade, o endomarketing e a comunicação interna vende para a emoção das pessoas, e é importante ter isso em mente. Visão sistêmica é essencial para não realizar as ações descoladas do momento da empresa, da estratégia e da aceitação das pessoas. Estudar bastante e procurar fazer benchmarking, porque muitas vezes não precisamos reinventar a roda, somente adaptar algo que já está dando certo.

9- Quais características o profissional de endomarketing tem que ter para trabalhar na área?

Vontade de aprender e inovar sempre, boas habilidades de comunicação interpessoal, BOM TEXTO SEMPRE (tem que saber escrever bem e corretamente), senso de organização, protagonismo, buscar sempre atualização.

10- Deixe uma mensagem para os apaixonados por Comunicação Interna e Endomarketing.

Go for it. Vamos colocar a área em uma posição cada vez mais estratégica para as empresas.

Continue lendo

JENIFER FERNANDES

É Relações-Públicas, já trabalhou com Assessoria de Imprensa e trabalha com Relacionamento Digital de grandes marcas. Gosta muito de Comunicação Interna e Endomarketing e quer desbravar essa área atualmente.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close