Entrevistas

[Série de Entrevistas] Praticando Endomarketing com João Pedro Muniz

Entrevistamos o publicitário João Pedro Muniz de Aguiar, que atua na Youse como Analista de Comunicação Interna na cidade de São Paulo.

Ele deixou claro que é preciso ser apaixonado por pessoas para trabalhar na área.

E você, é apaixonado por pessoas? Conte pra gente nos comentários o que te motiva a trabalhar com CE (Comunicação com Empregados) e Endomarketing.

 

1- Como foi sua trajetória até chegar na área de endomarketing?

Trabalho na área desde o meu primeiro estágio, lá em 2012. Comecei numa assessoria de imprensa. Na época, atendia 4 empresas do ramo de mineração. Agora, pensa o desafio: aprender sobre o mundo das Relações Públicas e ainda entender de ouro, minério, fertilizantes. Foi muito bom! Um tempo depois, queria ingressar no mundo corporativo e passei no programa de estágio do Itaú. Lá, atuava na Comunicação Interna e Endomarketing para o time de vendas da área de Crédito Consignado. Depois de 2 anos, fui para Whirlpool e trabalhei na Comunicação Corporativa deles. Trabalhava diretamente com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid. Bom, hoje trabalho na Youse, uma plataforma de vendas de seguros online da Caixa Seguradora, totalmente dedicado ao Endomarketing. Minha missão é levar a marca em todos os touch points de Atendimento ao cliente, por meio dos yousers, que, por sinal, são todos terceirizados. Pensa o desafio!

 

2- A alta direção da empresa que você trabalha sabe a importância das ações de endomarketing?

A Youse surgiu com valores e propósito de marca muito bem estruturados e logo na sequência com uma área de Comunicação Interna. Tudo isso facilitou, pois a nossa cultura é muito forte. Com o time de Customer Experience, não poderia ser diferente: como ter um Atendimento sensacional (como falamos por aqui) sem ter uma área endomarketing forte? Impossível, né? E a nossa missão é aculturar todos os yousers com os nossos valores, jeito de ser e marca!

 

3- Qual área da organização é a responsável por realizar o endomarketing? (RH, Comunicação, Marketing)

O RH cuida da Comunicação Interna do escritório e a Gerência de Cultura de Clientes, na qual eu atuo, faz o Endomarketing das áreas de Customer Experience e Vendas. 

 

4- Há uma integração entre as áreas para realizar ações de endomarketing? Ou as ações são feitas de maneira isolada apenas por uma área?

Há uma integração sim. Estou em constante contato com o RH, Brand Experience e Produtos. Assim temos uma comunicação totalmente alinhada com os objetivos de negócio e a marca.

 

5- Conta pra gente um pouco das ações de endomarketing que já foram realizadas e quais as que tiveram mais sucesso.

A Youse é muito nova, com pouco mais de um ano e eu faço parte desta equipe há 10 meses, então ainda estamos construindo uma Comunicação eficaz na área de Customer Experience. Nesse tempo, fizemos diversas ações pontuais, mas tem duas que me dão muito orgulho. A primeira foi no dia das mães: nosso budget estava muito apertado, então, para surpreender os yousers, fui na casa de 5 deles para produzir um vídeo de suas mães falando sobre os filhos. Diferente, né? Quem espera ver a mãe, no dia das mães, falando sobre a gente? Conheci histórias de vida que me marcaram demais! Todos amaram, choraram, comentaram na nossa rede social interna, ficaram enlouquecidos... Foi incrível! A segunda é uma campanha grande que acabei de lançar. O intuito é levar para o atendimento nossos valores, mas como fazer isso de um modo leve e nada tradicional? Lançamos então 4 atitudes que um youser deve adotar no seu dia a dia. Usamos uma comunicação colorida, com hashtag, linguagem atual, gifs na nossa rede social e vídeos. Na mídia off, adesivamos paredes, colocamos mobiles nos tetos e testeiras nos computadores. Olha, com 3 dias da campanha já batemos recordes de likes e comentários na nossa rede social interna. O resultado final esperado é que todos esses valores sejam adotados de uma forma natural, por isso estamos comunicando de um jeito leve para eles. Lembrando que todos são terceirizados.

 

6- Quais veículos internos tem na empresa onde você trabalha?

Aqui eu uso uma ferramenta chamada Chatter, que fica dentro da CRM Salesforce. Ela funciona como timeline, igual à do Facebook. Lá atualizamos eles com processos, mudanças e novidades da marca, além de levar muito humor e conteúdo. Recentemente, por exemplo, fizemos uma série de publicações na semana da representatividade LGBT e foi um sucesso!

 

7- Como você mensura os resultados das ações/campanhas de CI e endomarketing?

Pelos likes e comentários na nossa rede social, além de pesquisas pontuais sobre as ações.

 

8- Que dicas você daria para os profissionais que querem trabalhar nessa área?

Para trabalhar com PESSOAS, você precisa AMAR PESSOAS. Empatia é tudo! Sem julgamentos e preconceitos, essa é a essência.

 

 

9- Quais características o profissional de endomarketing tem que ter para trabalhar na área?

Ser criativo é o forte, com certeza! Sair da zona de conforto é necessário, sempre. A Youse, por sinal, me proporciona - e muito - isso. Startups têm essa cultura da inovação forte e isso contribuiu demais para sermos cada vez melhores.

 

 10- Deixe uma mensagem para os apaixonados por Comunicação Interna e Endomarketing.

É possível transformar a mesmice e a correria diária com amor e dedicação! Nunca se contente com um banner. Há muita coisa legal para se fazer, lugares novos para serem explorados e quem deve ter essa visão somos nós! 😉

 

Continue lendo

JENIFER FERNANDES

É Relações-Públicas, já trabalhou com Assessoria de Imprensa e trabalha com Relacionamento Digital de grandes marcas. Gosta muito de Comunicação Interna e Endomarketing e quer desbravar essa área atualmente.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close