Entrevistas

[Série de Entrevistas] Praticando Endomarketing com Ana Luísa Rocha

Olá, pessoal! Tudo bem?

Estamos com algumas novidades para o blog e a primeira delas, é a estreia da série Praticando Endomarketing.  🙂

Entrevistaremos profissionais que atuam com Comunicação Interna e Endomarketing para trazer insights e inspirar todas as pessoas que são apaixonadas por esses temas.

Hoje começamos com a entrevista da Ana Luísa Rocha de Oliveira, que é graduada em Publicidade e Propaganda pela (Uni-Bh) e pós-graduada em Marketing pelo (IBMEC). Ela atua em Belo Horizonte (MG) como Analista de Marketing no Grupo VPA.

1 - Como foi sua trajetória até chegar na área de endomarketing?

Em outras experiências atuei no setor de marketing, sempre focando com campanhas para o cliente externo, com objetivo de estimular as vendas dos produtos/serviços. Na empresa anterior havia uma área de comunicação corporativa que era responsável pelo Endomarketing que não tinha interface com a que eu trabalhava. Na empresa atual, temos uma estrutura mais enxuta e atuo também no Endomarketing. Pude colocar em prática conhecimentos que tinha sobre o assunto. Uma das vantagens é estar sempre perto do nosso público e conseguir medir mais facilmente o resultado das ações. 

2 - A alta direção da empresa que você trabalha sabe a importância das ações de endomarketing?

Os diretores da empresa entendem que as ações são importantes para o clima organizacional, melhoria da comunicação, integração entre as áreas e consequentemente, resultados melhores da equipe.

3 - Qual área da organização é a responsável por realizar o endomarketing? (RH, Comunicação, Marketing).

Na VPA, a área responsável pelo endomarketing é o RH. Todo o planejamento é realizado em conjunto com a minha área - Marketing, que também é responsável por operacionalizar as ações, providenciar material gráfico e outros itens que sejam necessários.

4- Há uma integração entre as áreas para realizar ações de endomarketing? Ou as ações são feitas de maneira isolada apenas por uma área?

Há um planejamento anual, realizado pelo Marketing e RH. No início do ano são definidas as principais e ao longo do ano, surgem ações para demandas especificas que podem vir também de outras áreas.  A integração é de extrema importância, pois o RH identifica as necessidades e junto com o Marketing pensa nas melhores formas de realizar.

5 - Conta pra gente um pouco das ações de endomarketing que já foram realizadas e quais as que tiveram mais sucesso.

No planejamento anual temos as datas comemorativas, festas de aniversário semestrais, aniversário do grupo e confraternização de final de ano. Abordamos também temas importantes e de relevância para todos, dentre eles, outubro rosa e novembro azul. No ano passado, duas ações tiveram um retorno bem legal – Dia das crianças e Por dentro da VPA.

Para a primeira bolamos uma brincadeira simples, cada um entregou uma foto sua de quando criança e os colaboradores tinham que adivinhar “quem é quem”. As fotos ficaram expostas por alguns dias e revelamos os resultados próximo ao dia 12 de outubro, com sorteio de ingresso de cinema e guloseimas. A equipe se mostrou engajada e nosso mural ficou cheio de fotos. O projeto “Por dentro da VPA” tinha o intuito de tirar o pessoal do escritório para ver de perto os resultados do trabalho da equipe. Isso foi feito com uma excursão até a filial de Equipamentos e dois empreendimentos do grupo onde, em um deles, o Blue Garden Sete Lagoas, realizamos uma dinâmica de reforço da missão visão e valores com a montagem de quebra-cabeças. Fizemos uma pesquisa de satisfação após o evento e o resultado foi bem positivo, porque os funcionários demonstraram ter saído com mais conhecimento e satisfeitos com o passeio. Essas ações são de suma importância, pois demonstram o quão a empresa está preocupada com seu time, integra as equipes e as áreas.

6 - Que dicas você daria para os profissionais que querem trabalhar nessa área?

Para os profissionais a dica é, pesquise sempre, entenda o seu público e a cultura da empresa pois as ações têm que estar alinhadas aos valores da empresa. Além disso, nem toda ação precisa ser muito complexa ou extravagante para ser impactante, ela precisa ter um objetivo e ser bem executada. Atitudes simples podem encantar. O responsável pelo endomarketing também é colaborador da empresa, pense: “ como eu reagiria a essa abordagem? ”.

7 - Quais características o profissional de endomarketing tem que ter para trabalhar na área?

Para trabalhar na área, é necessária empatia, criatividade e aquela vontade de fazer a diferença para o coletivo, no dia a dia da empresa. Além disso, deve saber ouvir e lidar bem com as criticas.

8 - Deixe uma mensagem para os apaixonados por Comunicação Interna e Endomarketing.

Não podemos esquecer da importância do Endomarketing para as empresas. Por mais que os desafios apareçam e não seja possível agradar a todos, um trabalho bem realizado, gera dentro da empresa o senso de pertencimento nos colaboradores e contribui para a valorização das pessoas.

 

Gostou da entrevista? Fique à vontade para dizer o que achou nos comentários. 😀

Esperamos vocês!

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JENIFER FERNANDES

É Relações-Públicas, já trabalhou com Assessoria de Imprensa e trabalha com Relacionamento Digital de grandes marcas. Gosta muito de Comunicação Interna e Endomarketing e quer desbravar essa área atualmente.

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