Entrevistas

[Série de Entrevistas] 8 perguntas para Ricardo Júlio

Hoje temos mais uma edição especial da nossa série de entrevistas.

Entrevistamos o Ricardo Júlio, gestor da unidade de Comunicação Interna da Volkswagen do Brasil. Diretamente de São Bernardo do Campo – SP, ele nos contou como funciona a área.

Deixe o seu comentário no final da entrevista!

1- A equipe de Comunicação Interna da Volkswagen é composta por quantas pessoas?

Temos um gerente, um gestor, uma analista de comunicação e quatro comunicadores de fábrica, sendo um em cada unidade da empresa (Anchieta, Taubaté, São José dos Pinhais e São Carlos), que também atendem a imprensa em suas regiões.

2- Quais canais vocês utilizam para a Comunicação com os Empregados?

Temos quatro canais de comunicação digital e um impresso. São eles:

· Aplicativo para smartphone (VW&Eu)
· Rede de painéis com monitores de tv integrados (Fique Conectado)
· Portal de serviços, sistemas e notícias (intranet, chamada Portal VW)
· Newsletter (Fique Ligado)
· Jornal impresso quinzenal (Jornal VW).

Aplicativo para smartphone (VW&Eu)

3 – A alta direção da Volkswagen sabe a importância das ações de Endomarketing e Comunicação Interna?

A alta direção participa intensamente das ações de Endomarketing e Comunicação Interna. Como exemplo, temos a campanha #NovaVWEuFaçoParte, apoiada pelo Board da VW por meio de ações motivacionais e de reconhecimento, que incentiva os empregados a assumirem uma nova mentalidade, mais moderna, conectada, ágil e eficiente, participando dos projetos de transformação.

A alta direção também assume a frente na comunicação da estratégia aos empregados, por meio de encontros gerenciais, megadiálogos (diálogos envolvendo todos os trabalhadores de cada fábrica, nos turnos de produção) e mensagens transmitidas pelos canais de comunicação digital.

4- Qual área da organização é a responsável por realizar a Comunicação com os Empregados? (RH, Comunicação, Marketing).

A Comunicação Interna integra a Diretoria de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa, cujo diretor é membro do Board. As atividades relacionadas à Comunicação Interna são realizadas em alinhamento com todas as áreas da empresa, entre elas: RH, Vendas e Marketing, TI etc.

5- Vocês fazem alguma curadoria de conteúdo do que é publicado nos canais internos e uma segmentação por público?

Todo o conteúdo publicado interna ou externamente pela VWB é alinhado e validado junto às áreas responsáveis pelo tema. Para cada publicação, constrói-se uma visão estratégica, consistente e consensual. Os meios de comunicação digital possibilitam a publicação de mensagem segmentada por categoria, fábrica e área de produção.

Nos painéis Fique Conectado, por exemplo, temos três monitores lado a lado. O primeiro divulga Notícias da VW. Ele tem o mesmo conteúdo em todas as fábricas. O segundo, Notícias Fábrica, traz informações diferentes para cada unidade da empresa. E o terceiro, Notícias Áreas, publica as novidades, os KPIs e os empregados e equipes de destaque de cada área de manufatura (Estamparia, Armação, Pintura e Montagem Final). Este nível de segmentação permite que a mensagem certa chegue a cada empregado no seu posto de trabalho, na velocidade da era digital.

Rede de painéis com monitores de tv integrados (Fique Conectado)

6- Como engajar os funcionários aqui no Brasil diante da crise política, econômica e moral do País?

Quando vivemos um momento desafiador, é fundamental comunicar ao público interno quais as perspectivas de futuro que estão sendo construídas. Nos últimos três anos, trabalhamos fortemente na Volkswagen para a elaboração e a comunicação do programa “Um time. 1º lugar! Estratégia VW 2025”, que estabelece metas e projetos muito consistentes para assegurar a sustentabilidade e o crescimento da empresa, abrangendo pontos importantes como o desenvolvimento de novos produtos, ganhos de produtividade, maior proximidade ao cliente etc.

Conforme havia mencionado, também lançamos recentemente a campanha interna #NovaVWEuFaçoParte, que convida o empregado a fazer parte de uma empresa mais ágil, eficiente, inovadora e conectada com as pessoas.

7- Como você mensura os resultados das ações/campanhas de Comunicação com os Empregados?

Os resultados são avaliados por meio de uma pesquisa qualitativa anual com grupos focais formados por empregados de todas as fábricas e categorias. Eles opinando livremente sobre os canais de comunicação interna e as mensagens da empresa.

8- Deixe uma mensagem para os apaixonados por Comunicação com os Empregados.

A Comunicação Interna e o Endomarketing são atividades estratégicas e fundamentais para o sucesso de qualquer organização. Além disso, são extremamente gratificantes para o profissional de comunicação, pela proximidade que elas estabelecem com os empregados e pelo impacto positivo proporcionado para a vida dessas pessoas.

Nosso trabalho contribui intensamente para reforçar o orgulho em pertencer, reconhecer e valorizar profissionais e equipes, humanizar as relações no trabalho, fortalecer a conexão entre a empresa e seus empregados. Nós ajudamos a tornar as pessoas mais felizes e realizadas no trabalho e, com isso, a criar o ambiente interno melhor e transmitir as mensagens necessárias para que a empresa cumpra a sua missão, pratique os seus valores e alcance os seus objetivos estratégicos.

Na VW, a Comunicação Interna está contribuindo com a propagação de uma nova mentalidade, mais inovadora, eficiente, arrojada e humanizada. Não apenas pelas mensagens, mas também pelo impacto positivo da digitalização dos canais de comunicação interna. Por meio do Painel Fique Conectado e do App VW&Eu, lançados neste ano, estamos mostrando uma nova face da empresa: mais antenada e conectada com as pessoas. Esta iniciativa, realizada com o apoio do Board e a participação de várias áreas da empresa, acaba de ser reconhecida com dois prêmios no Programa de Reconhecimento da Volkswagen do Brasil deste ano, nas categorias “Pessoas” e “Digitalização”. A premiação é concedida por um comitê de executivos de todas as áreas para os projetos de maior destaque a cada ano.

*Ricardo Júlio é gestor de Comunicação Corporativa na Volkswagen do Brasil, formado em Comunicação social, Jornalismo pela Universidade de São Paulo, possui MBA em Administração de marketing pela FGV, possui especialização em Gestão da Sustentabilidade (Fundação Dom Cabral) e em Administração (FIA – USP).

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JENIFER FERNANDES

É Relações-Públicas, já trabalhou com Assessoria de Imprensa e trabalha com Relacionamento Digital de grandes marcas. Gosta muito de Comunicação Interna e Endomarketing e quer desbravar essa área atualmente.

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