Entrevistas

[Série de Entrevistas] Praticando Endomarketing com Amanda Rocco – Walmart

Hoje conversamos com a Amanda Rocco, formada em Design Digital pelo Centro Universitário – FIEO e atua como Analista de Comunicação Interna Pleno no Walmart, em São Paulo.

Vamos conhecer um pouco de como funciona a área de CI de uma das maiores varejistas do mundo?

Vem com a gente!

1- Como foi sua trajetória até chegar na área de endomarketing?

Em 2012, iniciei a minha carreira na área de Comunicação Corporativa da DuPont Brasil. Estagiei lá por dois anos e, posteriormente, ocupei uma vaga temporária de Analista Júnior por seis meses. Na DuPont, eu cuidava de toda a parte de design da comunicação interna da companhia. Além de me desenvolver na área de criação, aprendi muito com as gestoras e pares que tive na época.

Em seguida, trabalhei na Europ Assistance, também na área de CI, com o mesmo escopo de trabalho voltado para criação. Lá, além de dar suporte na elaboração de textos e eventos, apoiava a área de Desenvolvimento Organizacional com os materiais dos treinamentos oferecidos pela empresa.

Porém, com o passar do tempo, percebi a necessidade de sair da minha zona de conforto, que é o Design (sou formada em Design Digital), e me aprofundar mais em outros temas pertinentes à comunicação, como conteúdo, veículos, planejamento etc. Encontrei esta oportunidade no Walmart Brasil, onde trabalho atualmente há um ano.

2- A alta direção da empresa que você trabalha sabe a importância das ações de endomarketing?

Sim. Como já dizia Sam Walton, fundador do Walmart, “Comunique tudo o que for possível aos seus associados. Quanto mais eles souberem, mais eles vão entender. Quanto mais eles entenderem, mais eles vão se interessar”. Então, além de comunicados assinados em nome da alta liderança, investimos em comunicação face a face. Por exemplo, frequentemente, realizamos eventos apresentados pelo CEO do Walmart Brasil, com a presença dos demais líderes. Esta é uma oportunidade de aproximá-los dos nossos associados e reforçar nossa cultura.

3- Qual área da organização é a responsável por realizar o endomarketing? (RH, Comunicação, Marketing)

Aqui no Walmart estamos dentro da área de RH.

4- Há uma integração entre as áreas para realizar ações de endomarketing? Ou as ações são feitas de maneira isolada apenas por uma área?

Sim. Por ser um negócio muito complexo, a nossa equipe de Comunicação Interna é dividida por atendimentos, ou seja, cada analista atende diferentes áreas da companhia. Assim sendo, conseguimos realizar uma comunicação alinhada com todos.

5- Conta pra gente um pouco das ações de endomarketing que já foram realizadas e quais as que tiveram mais sucesso.

Realizamos ações para datas comemorativas relacionadas ao nosso negócio e cultura, além de demais iniciativas que reforçam nossos valores corporativos. Somado a isso, neste ano, está sendo veiculada uma campanha grande que trata sobre o momento de transformação do Walmart Brasil. É ela que permeia o nosso discurso interno e reforça que todos os associados são os protagonistas deste momento.

Além das campanhas, temos muitos eventos ao longo do ano e um dos mais importantes é a Semana do Associado, que ocorre no final de maio em Bentonville (EUA), cidade onde fica a sede do Walmart. Anualmente, um grupo de associados é escolhido para representar nosso país neste encontro, que reúne colaboradores dos 28 países que o Walmart atua.

Como a equipe de Comunicação Interna é responsável pela cobertura do evento, pensamos em uma nova solução para este ano. Criamos um grupo fechado no Facebook, exclusivo para os associados brasileiros, e postávamos todas as atividades por lá, aproveitando os recursos que a mídia social permite: transmissões ao vivo, vídeos, GIFs, fotos etc

O engajamento foi ótimo, os associados interagiram bastante e foi a primeira vez que realizamos a cobertura em tempo real. Além disso, durante esta semana, enviávamos e-mails marketing convidando as pessoas a solicitarem a participação no grupo e a acompanharem as novidades do evento por lá.

Em suma, inovamos com custo baixo e agora temos um novo veículo de comunicação interna, sem a necessidade de fazer os nossos associados baixarem mais um aplicativo em seus dispositivos. Também facilitamos a chegada da comunicação para os colaboradores que não têm acesso a e-mail e que dependem da liderança para obter as informações da empresa.

6- Quais veículos internos tem na empresa onde você trabalha?

Temos a intranet, boletim da semana, grupo fechado no Facebook, e-mail, wallpaper, mensagem do holerite (para líderes), revista e Gerenciamento de Prioridades (canal para se comunicar com as lojas).

7- Como você mensura os resultados das ações/campanhas de CI e endomarketing?

Por meio de pesquisas (tanto dos eventos como uma específica de Comunicação) e interações no grupo do Facebook.

8- Que dicas você daria para os profissionais que querem trabalhar nessa área?

Sejam criativos, inovem com os recursos disponíveis, busquem referências, tenham sede de aprender e sejam apaixonados pelo que fazem. A área de Comunicação muda constantemente, pois a todo momento surgem novidades. Por isso, estejam antenados.

9- Quais características o profissional de endomarketing tem que ter para trabalhar na área?

Além de criatividade, excelente redação e repertório visual, é necessário estar aberto às mudanças que ocorrem ao longo do planejamento e execução das ações de comunicação

10- Deixe uma mensagem para os apaixonados por Comunicação Interna e Endomarketing.

Que exerçam a profissão com comprometimento, flexibilidade e brilho nos olhos. Entreguem-se, envolvam-se e deem o seu melhor, sempre! Com certeza, isso fará a diferença em suas entregas.

 

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JENIFER FERNANDES

É Relações-Públicas, já trabalhou com Assessoria de Imprensa e trabalha com Relacionamento Digital de grandes marcas. Gosta muito de Comunicação Interna e Endomarketing e quer desbravar essa área atualmente.

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