Entrevistas

[Entrevista] Praticando Endomarketing com Priscilla Camargo – AACD

Olá, pessoal! Como estão?

Hoje trago a entrevista da Priscilla de F. de Arruda Camargo, Gerente Nacional de Voluntariado & Comunicação Interna da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente. Ela é formada em Educação Física pela Escola de Educação Física da USP e atua em São Paulo.

Prontos para conhecer o departamento de Comunicação Interna dessa entidade sem fins lucrativos?

  1. Como foi sua trajetória até chegar na área de endomarketing?

Foi uma trajetória enriquecedora. Minha formação inicial é toda em: Educação Física, Saúde, Envelhecimento & Longevidade e Nutrição Esportiva. Em 1999 iniciei minha atuação sendo Diretora de Conteúdo em Saúde em portal de internet. A partir daí fui migrando para as áreas de MKT, Inovação, Eventos e Novos Negócios.

Tive 4 empresas na minha trajetória, e, em 2014 optei por prospectar no mercado corporativo, buscando um novo desafio e uma nova forma de atuação. Foi quando uma oportunidade em Endomarketing surgiu e eu abracei. Nesta época, o Endomarketing era dentro da área de MKT e respondíamos para a Superintendência de Marketing e Captação de Recursos. Em 1,5 ano, pelo trabalho desenvolvido com qualidade, propuseram assumir a área de Voluntariado Nacional (atualmente em torno de 1700 voluntários no Brasil) e dissociar o Endomarketing do Marketing, ampliando a mesma para Comunicação Interna. Aí me tornei Gerente Nacional do Voluntariado & Comunicação Interna/Endomarketing.

2. A alta direção da empresa que você trabalha sabe a importância das ações de endomarketing?

Sim, tanto que a gestão da AACD, iniciada em 2014, optou por, em 2016, dissociar da área de MKT, dando assim mais autonomia nas ações internas, campanhas e eventos.

3. Qual área da organização é a responsável por realizar o endomarketing? (RH, Comunicação, Marketing)

Atualmente a área Nacional de Voluntariado & Comunicação Interna, gerenciada por mim.

4. Há uma integração entre as áreas para realizar ações de endomarketing? Ou as ações são feitas de maneira isolada apenas por uma área?

Na época de planejamento, nossa área senta com as demais envolvidas para selecionar temas, palestrantes e as melhores ações para atingir os objetivos.

5. Conta pra gente um pouco das ações de endomarketing que já foram realizadas e quais as que tiveram mais sucesso.

Como a AACD é um centro de saúde, envolvendo Centro de Reabilitação, Hospital, Oficina Ortopédica, Centro Médico, Centro de Terapias, AACD Esportes, além de captação de recursos, Voluntariado e de ações com pacientes, a riqueza de atuação é grande. Realizamos Campanhas e Ações como:

– Campanha da Nota Fiscal Paulista
– Campanha de Higienização das Mãos
– Campanha do Planejamento Estratégico
– Campanha de Sensibilização da Pesquisa de Clima
– Dia do Orgulho de Ser: compilamos os dias temáticos (Dia do Enfermeiro, Dia da Qualidade, Dia do Nutricionista, Dia de variadas profissões, etc) num dia só, onde fazemos ações interativas, palestras e ações de reconhecimento dos profissionais. Este dia é no 1º semestre.
– Semana Eu Faço Parte Deste Movimento: unimos as áreas de todas as terapias da AACD e Dia da Humanização num evento só, no 2º semestre, visando a otimização de assuntos, parcerias e palestrantes.
– SIPAT: realizada em conjunto com a área de Segurança do Trabalho
– Campanha de Lesão por Pressão
– Programa de Qualidade de Vida
– Dia do Amigo
– Sorteios diversos atrelados à algum espetáculo, show e/ou evento
– Dia Nacional do Voluntariado
– Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Física e Dia Municipal da AACD

6. Quais veículos internos tem na empresa onde você trabalha?

Mural, Intranet, E-mails, Allert (ferramenta de pop-up para Comunicação Interna) e Comitê de Comunicação. A partir de 2018 teremos novidades.

7. Como você mensura os resultados das ações/campanhas de CI e endomarketing?

Atualmente por pesquisas prévias e posteriores às ações. A partir de 2018 teremos novidades.

8. Que dicas você daria para os profissionais que querem trabalhar nessa área?

Fazer e cultivar relacionamentos, cursos para informação, formação e benchmarking, idiomas, além de formações formais e cursos que desenvolvam a criatividade.

Recomendo também cursos de liderança, inovação, eventos e gestão de pessoas, já que hoje “Comunicação é Relacionamento”!

9. Quais características o profissional de endomarketing tem que ter para trabalhar na área?

Relacionamento interpessoal, iniciativa, proatividade, criatividade e conhecimento sobre comunicação e em eventos.

10. Deixe uma mensagem para os apaixonados por Comunicação Interna e Endomarketing.

Se possível alie seu conhecimento formal sobre Comunicação e Endomarketing com gestão de pessoas e relacionamentos (algo na linha “como influenciar pessoas”). Invista em idiomas, pois eles podem te levar a caminhos internacionais.

Conheça e entenda o planejamento estratégico da sua empresa, para aproximar a Comunicação da alta liderança. Direcione a área de Comunicação para ser uma estratégia da gestão, a fim de ajudar a resolver problemas. Consiga dizer “nãos”, quando necessário, priorizando o que é foco da alta gestão.

Se puder estude também cálculos, filosofia e antropologia, pois estes assuntos te ajudarão a compreender o todo, além de facilitar nas métricas e orçamentos. Quanto mais você conseguir medir suas ações, mais “tranquila” será sua liderança, favorecendo análises e mudança de rumo, se for necessário.
Foque nas pessoas, saia da sua mesa, vá até o campo. Hoje em dia, Comunicação é Relacionamento!

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JENIFER FERNANDES

É Relações-Públicas, já trabalhou com Assessoria de Imprensa e trabalha com Relacionamento Digital de grandes marcas. Gosta muito de Comunicação Interna e Endomarketing e quer desbravar essa área atualmente.

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