Entrevistas

[Série de Entrevistas] Praticando Endomarketing com Monique Moreno – Via Varejo (Casas Bahia e PontoFrio)

Dando continuidade nas nossas entrevistas, conversamos com a Monique Moreno, residente de São Caetano do Sul, São Paulo e que atua como Consultora de Comunicação Interna na Via Varejo.

A Via Varejo é a organização responsável por duas varejistas brasileiras: a Casas Bahia e PontoFrio.

Monique é graduada em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo e tem MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).

Se inspire com a Monique assim como ela nos inspirou. 😉

1- Como foi sua trajetória até chegar na área de endomarketing?

Eu iniciei minha carreira em Comunicação ainda na Universidade, na Agência Experimental de Relações Públicas da Metodista. Lá a gente produzia conteúdo, fazia ações e eventos para alunos e ex-alunos do curso, mas o meu maior aprendizado foi durante o tempo que estagiei no Núcleo de Pesquisa. Eu aprendi muito sobre metodologia de pesquisa, análise de dados e, principalmente, como aplicar tudo isso na comunicação. Eu tive outras experiências de estágio, atuei em assessoria de imprensa, relacionamento com o cliente e mídias sociais, mas sempre sonhei em trabalhar com comunicação interna. Até que eu me formei e entrei na área de Comunicação Interna na Bombril. Hoje eu trabalho na Via Varejo.

2- A alta direção da empresa que você trabalha sabe a importância das ações de endomarketing?

Com certeza! Eu acredito que a melhor forma de mostrar a relevância da comunicação interna e do endomarketing é conectando as ações com a estratégia da empresa e mostrando os resultados.

3- Qual área da organização é a responsável por realizar o endomarketing? (RH, Comunicação, Marketing)

A área de Comunicação Interna, Cultura e Endomarketing.

4- Há uma integração entre as áreas para realizar ações de endomarketing? Ou as ações são feitas de maneira isolada apenas por uma área?

Há integração com outras áreas sim, como Recursos Humanos, Trade Marketing e Comercial. Trabalhando em parceria conseguimos fazer ações ainda mais completas e com melhor custo-benefício para empresa.

5- Conta pra gente um pouco das ações de endomarketing que já foram realizadas e quais as que tiveram mais sucesso.

Há quatro anos nós criamos uma assinatura para as ações comemorativas na empresa chamada “#FelizDia” e criamos um cronograma de ações. Essas ações viraram tradição e a cada ano temos o desafio de inovar nas comemorações e envolver cada vez mais os nossos colaboradores.

Entre todas as ações que já fizemos, eu destaco três:
– Feliz Dia das Crianças: trazemos filhos de colaboradores para conhecer a empresa em que os pais trabalham e passar um dia cheio de atividades preparadas especialmente para elas. No ano passado fizemos também um concurso cultural que presenteou filhos de colaboradores com o “quarto dos sonhos”.

– Feliz Dia de Natal: nesta ação, todos os 50 mil colaboradores da Via Varejo param no mesmo dia e horário para brindar as realizações do ano e assistir a um vídeo com uma mensagem da alta liderança da empresa. A comemoração é compartilhada nas redes sociais com a hashtag da ação.

– Vem pra nossa Black Friday: pelo terceiro ano consecutivo vamos levar os colaboradores das áreas corporativas para vivenciar a Black Friday nas nossas lojas e ajudar o time de operações nessa data tão importante para o nosso negócio e para os nossos clientes.

6- Quais veículos internos tem na empresa onde você trabalha?

Nosso principal canal de comunicação hoje é a nossa intranet e a comunicação via liderança. Também utilizamos outros canais como: mural, boletins enviados por e-mail, mídia nos elevadores do corporativo, cavaletes nos centros de distribuição e SMS.

7- Como você mensura os resultados das ações/campanhas de CI e endomarketing?

Com pesquisa. Nós trabalhamos com alguns indicadores que nos ajudam a acompanhar a evolução do nosso trabalho a cada ano e também fazemos mensurações mensais que nos trazem um retorno rápido do que deu certo e do que ainda temos oportunidade de trabalhar melhor. Na intranet os colaboradores também têm o canal aberto para comentar, esclarecer dúvidas e manifestar opinião. Por lá também conseguimos sentir se estamos no caminho certo antes da campanha ou ação terminar.

8- Que dicas você daria para os profissionais que querem trabalhar nessa área?

Busque realizar o seu sonho e faça tudo sempre com muita dedicação. Esteja aberto ao aprendizado, troque ideias com outras pessoas da área e saiba mostrar o valor do seu trabalho.

9- Quais características o profissional de endomarketing tem que ter para trabalhar na área?

Não sei se há um perfil para trabalhar na área. Acho que gostar do que faz é fundamental em qualquer profissão. E como o objetivo do endomarketing é engajar, quem faz o endomarketing deve ser um dos maiores embaixadores das ações.

10- Deixe uma mensagem para os apaixonados por Comunicação Interna e Endomarketing.

A forma como as pessoas se comunicam e se relacionam vem se transformando nos últimos anos e isso já se reflete nas organizações. Como comunicadores, temos a necessidade nos adaptar a esse cenário e mais oportunidades para fazer bem o nosso trabalho. Aproveite as oportunidades, trabalhe com paixão e faça a diferença!

 

Continue lendo

JENIFER FERNANDES

É Relações-Públicas, já trabalhou com Assessoria de Imprensa e trabalha com Relacionamento Digital de grandes marcas. Gosta muito de Comunicação Interna e Endomarketing e quer desbravar essa área atualmente.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close