Comunicação Interna

Vamos falar sobre os prós e contras das ferramentas de comunicação interna?

Comunicar-se com o público interno é a base do trabalho do profissional de endomarketing e comunicação interna. Para que tudo saia bem é necessário além de um bom planejamento, escolher bem as ferramentas que serão utilizadas durante o trabalho.

Tudo vai depender da verba disponível para o setor, além do total engajamento dos chefes, pois sem o apoio deles e reconhecimento da importância deste trabalho, não tem criatividade  que segure a pressão que é fazer uma comunicação interna de qualidade e que atinja o objetivo de envolver os colaboradores alinhando-os com os desafios da empresa.

As ferramentas são diversas, assim como as suas vantagens e desvantagens. Todas elas apresentam os dois lados, porém o que fará a diferença é a sua avaliação do que realmente será eficaz. É preciso conhecer a fundo a empresa para escolher bem quais as ferramentas farão a diferença no seu trabalho.

Vamos conferir?

E-mail corporativo

O e-mail corporativo é muito utilizado pelas empresas como forma de comunicação formal entre funcionários e também com os clientes. Além de passar credibilidade com a padronização do endereço, dentro da empresa essa ferramenta é complementar e pode funcionar para a comunicação entre os setores, bem como no arquivo de documentos. Porém, assim como as outras ferramentas, também é preciso atenção ao seu bom uso.

Prós

Baixo custo, facilidade de acesso e praticidade na troca de informações.

Contras

A possível perda de mensagens e arquivos e o grande volume de e-mails recebidos diariamente podem atrapalhar a sua eficácia.


Newsletter Digital

O boletim informativo digital tem a função de manter o público informado sobre as ações da empresa. A newsletter é enviada, normalmente a cada 7 ou 15 dias. Deve possuir um conteúdo de qualidade, contendo informações úteis e que gerem engajamento.

Prós

De baixo custo e acessível  para o público interno e externo a newsletter conta com uma mensuração prática e exata, através da contabilização do número de cliques.

Contras

Resultados de médio e longo prazo podendo ser confundida com o e-mail marketing que é mais voltado para a venda de produtos.

Atenção ao tipo de mensagem veiculada no e-mail corporativo! Quanto mais objetivo melhor.


Intranet

A rede privada de internet tem como principal objetivo facilitar a troca de informações entre a empresa e seus funcionários, além de oferecer ferramentas que facilitem o trabalho dos setores da organização.

Prós

A intranet pode concentrar diversas informações, desde conteúdos relativos ao bom funcionamento da empresa, até a divulgação de ações e informes. A intranet também pode facilitar a vida dos funcionários, por exemplo, disponibilizando a impressão de um contracheque ou acesso a oferta de vagas dentro da empresa.

Contras

A forma de comunicação é verticalizada e  existe a limitação de ferramentas dentro da rede.


Mural Impresso x Mural Digital

Ambos têm a mesma função: comunicar de forma objetiva e prática as informações de interesse geral da empresa. O bom e velho mural ainda é muito presente na vida das empresas. De fácil visualização, alcança bem aqueles que ainda são avessos ao uso da internet, ou estão no chão das fábricas, por exemplo. Em contrapartida, o mural digital se torna mais atraente do ponto de vista visual e tecnológico, além de ser sustentável.

Prós

Mural impresso: baixo custo e de fácil manutenção.

Mural digital: o mural digital permite o repasse de informações de forma muito mais atraente, devido aos recursos visuais disponíveis.

Contras

Mural impresso: exige uma maior criatividade por parte do responsável, pois precisa ser visualmente atrativo, além do aumento das impressões em papel, tornando-se pouco sustentável.

Mural digital: não alcança a todos e pode ficar perdido em meio às informações veiculadas nas ferramentas digitais utilizadas pelas empresas.


Revista / Jornal impresso

Apesar da forte concorrência com o meio digital os jornais e revistas impressos ainda conservam o seu charme. Com o objetivo de registrar as ações da empresa, esses meios alcançam todos os públicos. Aqui o que vale é a produção de conteúdo de interesse geral e que eleve a credibilidade da organização.

Prós

Seja no modo impresso ou  digital, a principal vantagem é o registro das ações da empresa e a possibilidade da participação dos funcionários na elaboração do conteúdo. Seja através de um espaço para divulgação dos talentos da empresa ou para a redação de colunas.

Contras

O modo impresso compromete a sustentabilidade e se torna relativamente caro, além de tornar-se desatualizado rapidamente. No modo digital o desafio é atrair a atenção de quem recebe o material, pois assim como na newsletter esse veículo se torna optativo para o público, o que não garante um bom alcance.


TV Corporativa

A magia da TV conquistou muitas empresas que utilizam som e imagem como ferramenta estratégica de comunicação. A comunicação ativa e atrativa da TV Corporativa chega a todos e conquistou o seu espaço em muitas empresas.

Prós

Maior alcance e maior disponibilização de recursos para divulgação dos conteúdos.

Contras

Alto custo, necessidade de uma infraestrutura técnica e especializada, além de rápida desatualização dos conteúdos, o que gera um volume maior de produção.


Rádio Corporativa

Dentre todos os meios de comunicação que surgiram ao longo dos anos, podemos dizer que o rádio ainda mantém o seu posto e encanto. As empresas que utilizam as rádios corporativas também contam com uma diversidade interessante na produção de conteúdos. Podem ser utilizados em horários específicos e de forma estratégica.

Prós

O bom alcance das pessoas que estão sem acesso à internet, e a alternativa de também ser um meio de entretenimento no ambiente organizacional fazem da rádio corporativa uma ferramenta muito estratégica para as equipes de comunicação interna.

Contras

Alto custo, dificuldades na mensuração dos resultados e limitação no seu uso, haja vista que precisa haver moderação na sua veiculação.


Rede Social Corporativa

As redes sociais ganharam o mundo e as empresas também. Especialmente nas empresas que contam com um quadro mais jovem, essa ferramenta facilita muito o trabalho do setor de comunicação interna e endomarketing.

Prós

Comunicação horizontal, maior engajamento e interação  e semelhança com as redes sociais mais populares.

Contras

Alto custo e maior monitoramento para o bom uso.


Aplicativos

Assim como as redes sociais, o uso de aplicativos também tem se popularizado bastante. Pela sua praticidade e fácil acesso, o aplicativo é uma ferramenta que valoriza a autonomia dos funcionários, disponibilizando conteúdos e meios de facilitar o trabalho de todos.

Prós

Possibilidade de notificação sobre novos conteúdos e mensagens, agilidade, disponibilização de uso de vídeos, áudios, tornando-o mais atrativo, além de ser de fácil mensuração.

Contras

Necessário incentivar os funcionários para o uso do aplicativo e sem alcance para aqueles que não possuem smartphones.

O Ideias de Endomarketing já disponibiliza um aplicativo exclusivo para empresas que tenham interesse em investir nesse novo meio de comunicação. Com o objetivo de tornar a comunicação corporativa mais eficiente, o app oferece comunicação segmentada, gestão de documentos, treinamentos, entre outras possibilidades. A identificação da empresa é garantida através da sua padronização visual e formatação de acordo com as necessidades de cada organização. Saiba mais aqui!

Vimos que as  ferramentas são diversas. Vale a pena pesquisar o que tem potencial para o alcance de bons resultados na sua empresa. Esperamos ter ajudado nessa escolha!

Busque sempre planejar e escolher o melhor para os seus colaboradores. Bom trabalho!

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NOELLY SILVEIRA

Jornalista com especialização em Gestão Pública Municipal e Gestão Cultural, servidora pública, produtora cultural e empreendedora . Atua há 12 anos como Assessora de Comunicação e ama não só fazer comunicação, como escrever sobre esse tema.

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