Endomarketing

Campanhas de Saúde fazem parte dos calendários das equipes de endomarketing

Algumas datas comemorativas são marcadas por sua relevância junto à sociedade. Conscientizar e trazer luz sobre alguns temas é fundamental quando pensamos nas ações de endomarketing voltadas para a saúde. Estamos vivenciando o Setembro Amarelo (mês de prevenção ao suicídio) e na sequência teremos o outubro rosa (mês de prevenção ao câncer de mama) e o novembro azul (mês de prevenção ao câncer de próstata).

É importante ter em mente que oportunidades como estas devem ser aproveitadas para o planejamento de ações de impacto e que cumpram o seu papel de alertar a todos sobre os temas propostos no calendário de saúde.

Como você está trabalhando esses temas na sua empresa?

Neste artigo trazemos algumas ideia praticadas em alguns lugares para você se inspirar.

 SETEMBRO AMARELO

A questão do suicídio é tão delicada na sua abordagem , porém não pode passar em branco. Que tal promover uma ação de valorização da vida? Batize sua campanha com algum nome de referência ao tema, como por exemplo, Campanha de Valorização à Vida- Desistir Jamais.

O tema suicídio precisa receber o devido estímulo ao debate. Falar sobre o assunto é um bom começo para a conscientização. Organize materiais informativos digitais e marque um dia para disparar o material, neste dia distribua fitas amarelas e convide um profissional para falar sobre o tema.

Ao final da palestra abra espaço para as pessoas debaterem. O objetivo desse tipo de trabalho é demonstrar que a empresa é sensível ao problema e que seus colaboradores podem contar com todo o apoio necessário. Se a empresa dispõe de psicólogos no quadro, é interessante deixar o acesso livre ao profissional.

OUTUBRO ROSA

Já bastante disseminada entre as mulheres, as campanhas do outubro rosa são focadas na prevenção ao câncer de mama. Quanto mais cedo a mulher descobre a doença, maior a sua chance de cura. Que tal focar na importância do autoexame das mamas?

É possível seguir a mesma linha de produção de material informativo com ilustrações do passo a passo sobre o autoexame. Mas o que pode ser feito a mais? Convide profissionais de saúde para a realização de uma oficina do autoexame das mamas. Pode parecer desnecessário bater nessa tecla, porém muitas mulheres não tem o hábito de tocar as mamas, e muitas ainda não sabem fazer o exame da forma correta.
Se a empresa oferece convênio de saúde, que tal articular um dia de exames de ultrassom e mamografia para as funcionárias da empresa? Esse estímulo é fundamental na luta contra o câncer.

NOVEMBRO AZUL

Outro tema delicado de tratar é a prevenção ao câncer de próstata. Talvez o público masculino precise de uma ação mais extensa. Programe um mês de ações específicas para abordar o assunto com os funcionários.

O envio de e-mails informativos contendo números de casos, desmistificando o exame de toque retal e contando casos de pessoas que passaram pelo câncer de próstata podem contemplar um cronograma de post’s sobre o assunto. Essa preparação talvez traga uma adesão maior à ação de finalização da campanha, com a realização de exames preventivos para os funcionários.

No mesmo caso da campanha do outubro rosa, busque parcerias com o convênio de saúde para disponibilizar um dia específico para a realização de exames.

Esperamos ter contribuído de alguma forma. Bom trabalho a todos!

Tags
Continue lendo

NOELLY SILVEIRA

Jornalista com especialização em Gestão Pública Municipal e Gestão Cultural, servidora pública, produtora cultural e empreendedora . Atua há 12 anos como Assessora de Comunicação e ama não só fazer comunicação, como escrever sobre esse tema.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close