Comunicação Interna

Azul cria alternativa de conexão entre os 10.500 funcionários

Companhia lançou, no início de março, um aplicativo voltado aos colaboradores, espalhados por todo o país

Com 10.500 funcionários espalhados por todo país, por vezes no ar, em outros momentos terra, fica difícil para a Azul manter uma conexão real com as pessoas que trabalham na empresa e, principalmente, estimular um vínculo de união entre todos.

A partir desse desafio a companhia lançou, no início de março, um aplicativo de gestão para uso interno, pela maneira mais democrática e acessível possível: o celular.

Por meio dele, tanto informações institucionais quanto práticas, como pedido de férias e escalas de voos, podem ser acessadas pelos funcionários, de onde eles estiverem. O Zoom, espécie de Instagram interno, dá a oportunidade de cada um dos profissionais postar e divulgar o que quiser – quesito que parece estar fazendo bastante sucesso.

“As postagens no Zoom são do dia a dia, dos bastidores da empresa e já tivemos de tudo, de reunião de briefing a fotos de filhos recém-nascidos, uma forma da equipe manter contato mesmo à distância”, diz Carolina Constantino, gerente de comunicação, cultura e responsabilidade social da Azul.

No Dia das Mulheres, por exemplo, as postagens voluntariamente passaram a ser das diversas mulheres que trabalham na companhia. O presidente da empresa, Antonoaldo Neves, não fica de fora e, além da primeira postagem, fez outras de uma viagem para fora do país.

Baixar o aplicativo é, claro, gratuito, mas também voluntário. Ainda assim, em 20 dias de lançamento, metade da companhia já aderiu à novidade e mais de 1.000 posts já foram feitos.

“Se antes o desafio era levar as informações para todos os funcionários, hoje adaptamos a comunicação aos poucos que não acessam os conteúdos por celular”, explica a gerente.

Para esses, explica Carolina, ainda há como acessar todo o material, inclusive o Zoom, pela intranet e, em alguns casos, material impresso.

Longo alcance

O projeto de um aplicativo para comunicação interna havia sido pensado há anos, mas saiu do papel no meio do ano passado, com ajuda de uma empresa terceirizada.

Para desenhar a ideia, a empresa pesquisou outros aplicativos corporativos já existentes no mercado e a dúvida foi incluir o Zoom, com liberdade total de comunicação.

“Optamos por dar voz a todos justamente porque é por ali que a Azul pretende saber a percepção dos funcionários sobre a companhia”, diz Constantino.

A companhia não divulga quanto investiu no projeto, apenar diz ser um valor irrisório perto do benefício que a novidade deve trazer, de interatividade e, por consequência, engajamento.

“Cerca de 80% de nosso quadro de funcionários hoje é composto por profissionais do operacional, que trabalham com manutenção, cargo, piloto, comissários”, conta Carolina. “Ainda que fizéssemos a comunicação por diversos meios, antes ela ainda chegava atrasada”.

A pontualidade – pelo menos da entrega de conteúdo interno – parece estar resolvida.

Por: Tatiana Vaz

Fonte: Exame

Tags
Continue lendo

RODRIGO AGUIAR

Fundador do site Ideias de Endomarketing, profissional com experiência em marketing, planejamento, análise de resultados e gestão de branding. Cursando Pós/MBA de Gestão Empresarial na UFRJ e graduado em Marketing.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close